"Ai que preguiça..."

[...] Mas cair-nos-iam as faces, si ocultáramos no silêncio, uma curiosidade original deste povo. Ora sabereis que a sua riqueza de expressão intelectual é tão prodigiosa, que falam numa língua e escrevem noutra. [...] Mas si de tal desprezível língua se utilizam na conversação os naturais desta terra, logo que tomam da pena, se despojam de tanta asperidade, e surge o Homem Latino, de Lineu, exprimindo-se numa outra linguagem, mui próxima da vergiliana, no dizer dum panegirista, meigo idioma, que, com imperecível galhardia, se intitula: língua de Camões! [...]" (ANDRADE; 1993. p. 66.)

segunda-feira, 29 de junho de 2015

O lugar onde melhor se fala Português do Brasil

Tempo desses, não lembro bem, pois abandonei esse "texto" no rascunho, composto apenas de título. Porém, recordo-me bem o que me motivou a escrevê-lo.

Numa aula sobre variações linguísticas, uma aluna fala que "o lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão, professor". Coincidentemente, eu falava sobre os mitos em relação ao português brasileiro, descritos em Preconceito Linguístico, de Marcos Bagno. De imediato, falei que era um mito e que não possuía procedência científica, nem respaldo nos atuais estudos linguísticos.

Não imagino de onde tenha vindo a ideia de que o Maranhão possui o melhor falar do Brasil. Na maior parte das vezes, credita-se "o melhor falar" à região de maior prestígio econômico, mas não é o caso do Maranhão. De toda forma, podemos levantar algumas hipóteses:

1- O Maranhão já foi uma das mais prósperas economias do país.
2- O Maranhão já recebeu muita influência francesa, e o francês já foi a língua "da diplomacia" no século XX, tal como é o inglês nos dias atuais, lançando sobre o falar maranhense certo "status".
2- O Maranhão fica no Nordeste: nesse ponto em específico, a hipótese é que o NE, como primeira região do país, conservou o falar vindo de Portugal no período colonial, principalmente as cidades mais afastadas das capitais.
3- Já houve uma peça publicitária em homenagem ao Maranhão, que inclusive destaca essa questão do falar maranhense.


Anúncio do Guaraná Jesus.

Entretanto, não há, no Brasil e em qualquer outro país de língua lusófona, um falar que seja melhor que outro. Todos são diferentes entre si. Cada falar possui suas preferências em relação ao uso. E cada falar possui maior ou menor prestígio.

Uma pessoa ainda pode argumentar dizendo que o maranhense fala tudo de acordo com a gramática normativa. Bem, nesse caso ele emprega o pretérito mais-que-perfeito na vida cotidiana, não é mesmo? Ou a segunda pessoa do plural? Ou a mesóclise? Ou a expressão "marrapá", correspondente de "mas rapaz", não faz parte do uso maranhense?

Por fim,  reforço: não existem falares melhores que outros. Existem variedades que são mais ou menos prestigiadas, que são usadas nesse ou naquele contexto. E cada falar é único (inclusive o do Maranhão), com suas próprias características, atendendo às necessidades e à realidade de seus falantes.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Navegando pela internet, encontrei uma atividade sobre o mito 5° que mencionei, realizada no IF da Bahia. Nela, há também o anúncio publicitário supracitado. Bastante interessante:

6 comentários:

  1. São Paulo é o Estado do Brasil onde se fala o melhor português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ata tá! Sotaque horrível! Nunnnca

      Excluir
    2. 'vc quer que eu trago os pao?' Bem paulista.

      Excluir
    3. Nunca kkkk desculpe, mas paulista parecendo que ta com a garganta presa: coraçÂÂÂÂo ashuahsashaush

      Excluir
  2. São Paulo fala muito bem 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 entendi como sempre q ser o melhor em tudo

    ResponderExcluir